Por que fazer Terapia??
"Eu sei qual o meu problema e o que tenho que fazer para resolvê-lo.
Como a terapia poderia me ajudar?”
Muitos pacientes chegam ao consultório sem saber exatamente qual o seu problema e, consequentemente, também não têm ideia do que fazer para resolvê-lo. Da mesma forma, é frequente psicólogos receberem pessoas que sabem exatamente qual o seu problema e até como resolvê-lo. Só não conseguem sozinhas.
A consciência do que está acontecendo consigo e das possíveis soluções aos problemas, faz com que algumas pessoas deixem de procurar a terapia – ou, quando a procuram, o fazem céticas quanto ao processo terapêutico. Acabam por se perguntar: se sei o que tenho que fazer para que vou procurar um psicólogo?
Saber o problema e a solução é suficiente para gerar a mudança necessária?
Conhecer o problema – e saber o que fazer para solucioná-lo, muitas vezes não é o bastante. Se bastasse apenas isso, problemas mundiais como a obesidade, por exemplo, seriam erradicados. A grande maioria dos indivíduos em sobrepeso sabem exatamente o que devem fazer: Comer menos e se exercitar mais (exceto pessoas com problemas metabólicos e afins), e mesmo assim, o número de obesos cresce a cada ano.
Por que saber o problema e como resolvê-lo nem sempre é o suficiente?
Há momentos que precisamos de ajuda para colocar a solução em prática. Nem sempre é apenas uma questão de força de vontade. Uma determinada situação pode ter vários prismas e, portanto, muita coisa envolvida. Por mais desconfortável que a situação atual esteja, o processo de mudança geralmente é não fácil. É relativamente comum o ser humano encarar o novo como ameaçador, mesmo que de forma inconsciente, e acabar se sabotando para permanecer no mesmo lugar e da mesma forma.
Como a terapia pode ajudar?
O processo de terapia auxilia no autoconhecimento, ou seja: ajuda você a se tornar capaz de entender por que não consegue resolver o problema mesmo sabendo a solução, o porquê de não conseguir colocar essa solução em prática. Auxilia a identificar quais sãos os gatilhos que dificultam o processo de resolução da sua questão, quais são os comportamentos e pensamentos sabotadores e, assim, facilita a elaboração de estratégias eficazes e efetivas para que você consiga atingir seu objetivo.a terapia on line?
Autora: Marseylle Brasil